domingo, julho 17, 2005

Alma Gémea....(ou a minha versão da série "sexo e a cidade...")

Voltei...

Semana de sol, mar, mulheres de bikini (e sem, eheeheh...) e cerveja gelada.....semana de passeios ao longo do areal com aguas salgadas a tocarem-me os tornozelos, mergulhos de prazer nas aguas que tao carinhosamente me receberam, pores-do-sol que aquecem qualquer alminha...

A cabeça, no entanto, nao pára nunca, num ha maneira de conseguir desligar das coisas, situaçoes e pessoas que deixo para trás...nestes dias, acompanhado mas so, conjugaçao de palavrinhas me assolou a pinha...almas gémeas.

Almas gémeas..ou se preferirem, alma gémea.

Alguém sabe o que é? Alguém sabe, na realidade, o que é uma alma gémea?
Alguém acreditra que existe? Alguém já sentiu alguém perto de si, desse modo? Eu já.....
Muita gente, pelas razões que lhe dizem respeito, pela sua vida e experiencia, não acreditam que tal exista..acreditam nas pessoas que se cruzam, se gostam e se moldam uma a outra para construirem algo de muito forte em conjunto...uma vezes da certo, outras não...a perfeição é algo, isso sim, de inatigível!
Mas....saborear algo que nao se explica, mesmo quando tudo o resto desmorona entre duas pessoas, e sentir, mesmo que se saiba que o futuro nao passa por uma uniao, que as coisas que que se sentem...sao unicas....acho que de facto, ser uma alma gémea é isso mesmo....

Acho que a maior parte das pessoas tem a ideia (acho..muito humildemente) que as almas gemeas sao o cúmulo da uniao entre duas pessoas, a tocar a perfeiçao...que o entendimento é perfeito, que bastam olhares para que tudo se perceba, que ambas as pessoas estao num patamar de entendimento único e de tal modo especial que tudo faz sentido...em que ambos sentem que o seu mais intimo pormenor e particularidade encontra espelho no interior do outro....talvez...
Pessoalmente, num acho que seja assim, ou pelo menos, tao declaradamente um a favor do outro...nem sempre as almas gémeas estao destinadas a estarem juntas ou a se entenderem...nem sempre.....essa ideia de que quem se ama deve ser alma gemea, nao me parece correcta..pessoalmente ja me cruzei com uma alminha..em que tudo fazia sentido quando olhos se cruzavam, poucas palavras eram necessárias..mas tudo o resto era uma confusao enorme....feitios diferentes, modos de ver e julgar situaçoes diferentes, modos de estar diferentes...mas uma paz enorme e sentido de uniao quase indiscritivel no unir de dedos e maos e braços e olhos.....isso sim, esse aperto de coraçao e de estomago que nao se explica, nao o de desejo, nao o de satisfaçao de ser estar com essas pessoa, outro....outro tipo de aperto..aperto por saber, talvez, que do outro lado do nosso corpo, onde se encosta outro,também esse possui um aperto igual....nao saber como se sabe..mas sabe-se.

Sendo assim, face as ideias daquilo que se quer e nao se quer, daquilo que deve ser ou nao deve ser a nossa cara metade, eis a pergunta que se me saiu pinha fora enquanto arrastava os pes pela areia quente e que deu lugar à comparaçao com a serie das gajas.....


“O que é que nos todos, pessoas sozinhas, procuramos encontrar?”


Como podem ver, foi logo uma bela coisinha que me saiu pinha fora em plena semana de férias...e garanto-vos que nao foi após uma bela litrada de cerveja gelada..foi bem no pico da minha sobriedade, de calçoes, na praia, entre vários mergulhos e momentos em que deixei o sol queimar minha pele....

Não sendo fácil (de todo!!!!) pensar nesta questão, comecei por excluir diversas questoes e tópicos....diversoes passageiras, sexo (este foi dificil, confesso, sou meio taradao, ja sabem, e sexo para mim é importante..nao factor decisivo, de todo, mas faz parte e de que maneira numa saudável relação...se ofendi alguma alma femininista, paciencia, sexo uma vez por mes num é comigo, sorry my honesty...), engates, pensos rápidos para cicatrizes abertas...lembrei depois de coisas meio obvias...beleza, atracção, maneira de estar, posição na vida, quimicas e tal.....ou seja, tentei tirar ao maximo as coisas mais óbvias....o que, no meu caso, tentar deve ter sido mesmo so isso, devo-me ter esquecido de uma tonelada delas, sou cabeça de vento e sou mesmo....

Tirando isto tudo (ou aquilo que achei ser tudo...), com que ficamos? Cenas de adultos presumo, coisas chatas e tal....HAHAHAHA..ok, sorry, apeteceu rir, tou em stress mesmo ao escrever isto e estou...

Partindo do ponto de vista que as pessoas nao foram feitas para estar sozinhas (ponto de vista muito meu, perfeitamente discutivel, conheço diversos especimens masculinos e femininos que saudavelmente discordariam comigo neste ponto, liberdade de opiniao é nice e eu gosto...), e sendo as pessoas feitas para nao estarem sozinhas, estando sozinhas, sao incompletas e ha claramente uma parte de cada um meio oco, à espera de algo para se complementar..acredito que todas as pessoas procuram uma espécie de encaixe..que as faça sorrir e sentir preenchidas, assim como sentir que fazem parte do sentido de preenchimento de outra pessoa (isto para pessoas nao egoistas ou para pessoas com algo sentido de cuidado e atenção......ha para ai muitas..e muitas ate nem sabem, estao bem, e nem se lembram se a pessoas com quem estao esta igualmente bem...mas isso ja é outra historia...).

Ora se as pessoas procuram (ou gostariam de encontrar) algo que as complemente, como o fazem? Terao as pessoas perfeitamente definido aquilo que lhes falta e aquilo que gostariam de ter? Andarão as pessoas ao sabor do vento, colhendo o que as brisas vao trazendo? Num sei, acho que ambos....
Se a primeira exige muito discernimento acerca de si mesmo (coisa meio complicada de fazer...) para que se possa identificar e escolher bem, parece-me também que é um pouco...cientifica! Acho que se corre o risco de muito escolher e passar-se ao lado de algo de muito bom, se calhar, meio escondido....por outro lado, a segunda, parece muito mais saudável, vai-se vivendo e sem obcessões e “alvos”, disfruta-se mais..mas os riscos (que os ha sempre, seja de que modo for, num haja duvidas acerca disso...) que se corre ao aceitar levemente o que o vento tras, leva, sem dúvida, na minha opiniao, a muitas maiores desilusoes.....

Independentemente das abordagens e do modo como se ve a coisa, é ponto assente que se procura (ou se sente necessidade interior de) algo. Agora, para se procurar algo, penso ser necessário saber aquilo que se é..so assim, se pode saber aquilo que se procura...ou, numa perspectiva “saudavel”, saber aquilo que se sente para puder reconhecer aquilo que se quer sentir...ambas nao sao faceis, isto de olhar para dentro de nos mesmo...mas acho fundamental mesmo, isto de atropelar pessoas num ta com nada....

Mas uma pessoa que reconheça seus meritos e defeitos, minimamente definida....e que se sinta sozinha e com necessidade de ter alguem, como procura e acima de tudo, o que procura?

Procura ou tenta estar atenta a pessoas que estejam num ponto de definição pessoal do mesmo patamar? Procura pessoas com meritos e defeitos iguais ou parecidos, na tentativa de estar com alguém que a perceba e nao a julgue e censure negativamente, ambos em sintonia a procurarem, dentro do manto da intimidade mutua, ajudarem-se a serem pessoas melhores, apreciando ao mesmo tempo os seus meritos pessoais?
Ou uma pessoa procura alguém que se lhe afigure como uma pessoa “melhor”, de qualidades que saltam à vista, tipo pessoa que se admira e que eventualmente sirva de exemplo, nao numa perspectiva negativa, mas de modelo a seguir ou que possa inspirar e despertar em nos a vontade de melhorar? Numa palavra...estabilidade? Por alguma razão a palavra “musa” aparece nos dicionarios, nao é....

(será que é aqui que entra o factor paixao assolapada? ou o factor tesao? Ou todas aquelas coisas que por mais que tentemos tirar da cabeça para poder tomar decisoes certas e tal, nao conseguimos? Hum......ia dizer que felizes sao as pessoas qeu conseguem arrumar as coisas e tomar decisoes decididas....mas tb, pessoas que racionalizam estas coisas de um modo tao metodico e negam instintos, impulsos e apertos no estomago tb num têm la muita piada....digo eu...oh, sei la....)

Acho que ambos tem as suas vantagens e desvantagens....se por um lado, crescer em conjunto cria laços lindos de morrer, nunca sabemos se crescemos no melhor sentido....podemos sempre estagnar...por outro lado, crescer a “reboque” de outro cria laços lindos de morrer (repeti de propósito...), mas pode criar dependencia em ambos os lados, ma dependencia quero eu dizer....

Num é facil...

Eu sei porque ja experimentei ambos...ja escolhi crescer lado a lado com uma menina, hoje mulher....e ja escolhi admirar uma musa.......

Portanto, a questao que me levou a queimar massa cinzenta ao mesmo tempo que queimava a pele acaba por nao ser de resposta clara..o que diga-se, ja o sabia...

Nao ha respostas...aquilo que procuramos todos nos, pessoas sozinhas, acaba por ser aquilo que muitas vezes, e arrisco-me a dizer quase sempre, nunca sabemos....e dai a grande dificuldade....
Certezas, conjecturas, planos, claro que os ha....temos sempre pontos de partida, referencias passadas, pontos de comparaçao (e estes podem ser tao inibidores....)..temos sempre algo que nao queremos, temos sempre algo que queremos...as vezes, queremos aquilo que nao podemos ter, ou temos aquilo que nao queriamos ter....acabamos sempre por cometer erros, por vezes acertamos em cheio....pensamos pouco e pensamos demasiado.



“O que é que nos todos, pessoas sozinhas, procuramos encontrar?” - perguntei eu a mim mesmo e depois, aqui, linhas e linhas atras.......


Felicidade?

3 Comments:

Blogger Amanda tatuou isto...

Não sei porque dizes "...nós pessoas sozinhas..." creio que todos procuramos, procuramos, procuramos... mesmo já tendo encontrado... procuramos sempre por algo que nos faça alcançar a felicidade. Quanto á alma gémea... não se procura, simplesmente se encontra ou se avista... beijos

10:28 da manhã  
Blogger Angelica tatuou isto...

só para desejar bom regresso, quanto ao tema só posso dizer que eu propria ando há muito a tentar perceber o que me faz procurar sempre "algo" que não sei bem o que é e que no final, inevitavelmente, me faz sofrer tanto, talvez um dia o desfecho seja outro mas se calhar só quando eu "começar" de uma outra forma....

beijinhos

10:54 da manhã  
Blogger Unknown tatuou isto...

eu li todos e gostei gostaria d saber o que acham de eu estar casada e gostando de outra pessoa bem mais nova do que eu?

8:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home