sábado, abril 16, 2005

Boxe.....(1/2)

Boxe.

Não sou um apreciador da coisa...

Gajos ao murros uns aos outros, sei que muita gente aprecia, num discuto..especialmente quando há um que leva um murraço nos cornos e sai disparado...isso até tem piada...”Ganda cacetada, o gajo até viu estrelas...”, um gajo entra na festa e tal mas.....num é lá muito comigo...

O boxe sempre teve duas vertentes antagónicas, uma elistista, relacionada com academias militares e com faculdades centenárias (não há universidade britanica das velhotas que nao tenha...tudo gentlemans e tal...), o boxe romântico, e depois há a vertente popular, ligada ás classes operárias, ás classes socias mais baixas e marginais, o boxe no seu estado puro e duro....

Nesta ultima categoria, entram os bairros típicos de Lisboa....Alfama, Mouraria, Bairro Alto,Castelo, Alcantara, Campo de Ourique, Madragoa, S.Vicente, Graça, entre tantos outros..locais de onde a cidade nasceu, apinhado de gentes de todo o pais que aqui cairam e formaram famílias...bairros de gente boa e de gente rude, de malta que enriqueceu a alma de uma cidade que tanto adoro....

Neste bairros, a vida “vive-se” de modo diferente..e foi num destes bairros que os meus avós paternais se estabeleceram quando desceram do comboio vindo das beiras e foi num destes que o meu pai, menino, menino, começou a dar os primeiros passos na vida......
Sendo estes sítios de dificil dia a dia, uma coisa leva à outra, e é natural que, entre as pessoas de bem, trabalhadoras e tal e rufias e putas, o boxe tivesse o local priviligiado para se desenvolver, afinal, o cais do sodre esta ali mesmo e a malta gostava de andar à pera com os marinheiros americanos que andavam para ali, tinha de se treinar em algum lugar...

Sendo o meu pai um homem extremamente inteligente ( tem mau feitio, bom coração no entanto...) e nascendo num desses bairros, naturalmente tem um conhecimento de tudo e um gosto extraordinário pelos maneirismos alfacinhas que ai nasceram (não fosse ele devoto leitor dos livros do Zambujal e do Lobo Antunes...),o boxe e toda a tribo que o acompanha são motivos de gozo que ele possuí, memórias de uma juventude e de um bairro que assim que pode, deixou....

O gajo gosta daquilo! Passa muitas horitas a ver na Eurosport combates por toda essa Europa fora (isto quando não adormece, isto de estar reformado tem as suas vantagens...) e por vezes, em virtude de malta que conhece, recebe convites para ir ver uns combates....normalmente na Arena de Lisboa, ali perto da estaçao de St.Apolónia, sempre as sextas, normalmente começam ás 10 da noite, cartazes variados...
O meu pai, no entanto, é um homem cansado e já velhote para se meter nestas andanças, é a beira rio, está sempre frio e vento, a malta que lá vai é meio manhosa, como nos bairros...gente boa e gente má....nunca se sabe, um homem de cabelos brancos e tal, sozinho...de modo que anda sempre a perguntar-me se quero ir com ele...
O que é sempre uma bela complicação, a sexta feira é a minha noite da desgraça..cinema, copos, gajas....ainda por cima para ver boxe....mas desta vez fui.

À merda para a noite das desgraças, num quis saber de mais nada, ontem fui ao boxe com o meu pai.....


Continua...



Ps:...até porque sempre quis ver se é como na televisao, se há uma ou mais gajas boazudas de bikini e tal a passearem-se com o marcador dos rounds....

3 Comments:

Blogger Amanda tatuou isto...

Eu logo vi que tinha de haver gajas (assim não dás por mal empregue a noite...) eheheheh! beijos e boa semana!

9:41 da manhã  
Anonymous Anónimo tatuou isto...

Deve ser bom ter esses momentos de cumplicidade com os pais... e afinal, havia gajas?? Beijocas

10:13 da manhã  
Anonymous Anónimo tatuou isto...

Gajas ...ah aquelas boazonas peitudas que por lá passeiam ?:)Eu iria pelo boxe , sem dúvida alguma. Gajas peitudas nunca foi o meu forte!ehehehe!

9:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home